28 maio, 2008

Referências em Finanças

Hoje resolvi divulgar alguns links de entidades interessantes na área de Finanças, especialmente na área de Mercado de Capitais. Também disponibilizarei aqui na área de links da página. Segue uma breve descrição deles:

1. FIPECAFI - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS
Desenvolve pesquisas e publicações na área de Contabilidade, Atuária e Finanças. Além de formação e capacitação de executivos.

2. APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais:
Desenvolve pesquisas em mercado de capitais e a capacitação dos profissionais.
Também é o Órgão credenciado a emitir certificação CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).

3. IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo:
Tem a finalidade de integrar, os executivos em Finanças, promovendo o desenvolvimento social e profissional dos associados.

4. ANCOR - Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias: -
Associação de representatividade das Empresas Corretoras associadas junto aos organismos públicos.

5. CNB - Comissão Nacional de Bolsas:
Visa integrar e defender os objetivos dos Associados e atuar pelo desenvolvimento dos mercados nacionais de títulos e valores mobiliários e de mercadorias.

6. ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro
É o representante das instituições financeiros juntos aos organismos públicos. Reúne as instituições financeiras, prestando serviços e suporte às instituições financeiras para o desenvolvimento do Sistema Financeiro

7. INI - Instituto Nacional de Investidores
Instituição sem fins lucrativos com a finalidade de promover permanente a educação e orientação sobre como investir no mercado de ações.

25 maio, 2008

Exame Nacional de Seleção ANPEC 2009


As inscrições para a prova da ANPEC tem início no dia 1º de junho e vão até o dia 03 de agosto de 2008. As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 08 e 09 de outubro de 2008. A taxa de inscrição será de R$300,00 para pagamento até 30 de junho e de R$310,00 para pagamento de julho a 3 de agosto. As matérias contempladas na prova são: Microeconomia, Macroeconomia, Matemática, Estatística, Economia Brasileira e Inglês. O programa da prova já está disponível no site da ANPEC

O Exame Nacional de Seleção realizado pela ANPEC trata-se de uma prova classificatória para o ingresso nos cursos de Mestrado em Economia. Maiores informações e detalhes sobre o Exame, funcionamento, centros de pós-graduação e critérios de aceitação da prova também estão disponíveis no site (EXAME ANPEC 2009)