04 julho, 2006

Economia: você está preparado ...?

Economia: você está preparado ...?

Se você possui a característica de buscar a interação sobre o que acontece no seu país e no mundo, o comportamento da sociedade e suas atividades, possui interesse por pesquisa, e até mesmo possui atração por números, provavelmente trata-se de uma pessoa que tem afinidade com Economia. E este é o seu espaço!
E o que é economia?
A palavra deriva do grego oikonomía: oikos = casa, e nomos = administração, organização, ou seja siginifica a administração da casa, do patrimônio. É definida como a ciência que estuda o comportamento humano no processo de produção, distribuição, circulação e consumo. Essa ciência tem um objetivo em essência: estudar a melhor e mais eficiente forma de alocar os recursos escassos para a produção de bens, para a distribuição de renda e para as trocas de mercadorias, uma vez que "sempre faltará algo à alguem em algum lugar do mundo, em algum momento no tempo".
Mas, afinal o que estuda o economista?
Até a década de 70, o grande empregador era o setor público, e os profissionais atuavam notadamente na área de pesquisa, ou em autarquias ou órgãos governamentais ligados à condução da política monetária e fiscal do Governo. Atualmente os economistas estão ganhando espaço em áreas que vão desde aos institutos de pesquisa, grandes indústrias, empresas de consultoria e no mercado financeiro como um todo.
(uma adaptação de "Economia: você está preparado para defender sua opinião?" - Texto de Fernanda de Lima - InfoMoney - http://cursos.infomoney.com.br/guias/profissoes/)
Para saber mais: SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia, Best Seller,2002.

Para os interessados em conhecer mais sobre o ramo e a profissão, a Escola de Economia da FGV-SP estará promovendo no dia 19 de setembro de 2006 uma palestra para quem quiser conhecer o curso de graduação e saber mais sobre a profissão de economista.
Tema: O que é economia? Por que o economista é o profissional mais preparado para o mundo globalizado? Quais são as oportunidades de trabalho para um economista?

Maiores informações: http://www.gv.br/economia/